domingo, 22 de maio de 2011

A primeira dose a gente não esquece!!!

Desde que foi diagnosticada com o vírus da Hepatite C, minha mãe fazia acompanhamento de 6 em 6 meses no Hospital Emílio Ribas que, além da consulta e da pesagem, também fazia exames de sangue. Os médicos que cuidam do caso dela fazem parte da equipe do Dr. Roberto Focaccia (vide link) que é médico infectologista, livre-docente pela USP e coordenador do Grupo de Hepatite do Hospital Emílio Ribas. De fato, minha mãe deu muita sorte por ter conseguido entrar no programa que o Estado oferece.Em abril último, como habitualmente, ela compareceu à consulta e, para nossa surpresa o médico que a atendeu solicitou mais exames por que existia a suspeita de que no fígado dela tivesse fibrose. E, se no exame fosse confirmada a suspeita seria necessário começar com o tratamento. Pois bem, ela realizou os exames no dia dia seguinte à consulta e, após alguns dias, nós duas comparecemos ao hospital para ver os resultados dos exames, bem como passar com o médico. Isso ocorreu nesta última quinta-feira (19/05/11). O dr. Focaccia disse que seria muito recomendado que ela já começasse o tratamento e que seriam ministradas doses do Interferon combinadas com comprimidos de Ribavirina. A injeções deverão ser ministradas à paciente todas as semanas e que nas primeiras doses ela não aguentaria trabalhar normalmente, haja vista que os medicamentos são demasiadamente fortes.

Na sexta-feira (20/05/11) acompanhei minha mãe ao hospital. Ela estava muito apreensiva, preocupada, com medo mesmo... e o pior é que eu não podia fazer muita coisa além de encorajá-la.

Quando saímos do hospital, após a aplicação do remédio e todas as orientações fornecida por algumas enfermeiras muito delicadas e atenciosas de verdade, fomos caminhar pela Av. Paulista.
As enfermeiras deram uma média de duas horas para que a medicação começasse a fazer efeito.

Quando estávamos no ônibus a caminho de casa minha mãe começou a passar mal, ficou pálida pra caramba e então pedi a um rapaz muito gentil que desse seu lugar para ela. O que ele fez sem pestanejar.

Nossa, fiquei impressionada com a forma que ela tremia de frio... parecia que estava no polo norte!!
Antes de chegarmos em casa, tivemos que passar numa farmácia para comprar anti-térmico pq ela já estava com febre.

Naquele mesmo dia, ela vomitou um pouco e teve muita febre. Mas nada além do que já esperávamos. Tomou paracetamol de 6h em 6h; durmiu até que bem... Isso de sexta para sábado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário