sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Últimas novidades no tratamento da minha mamy

Da última postagem para cá, percebi muitas novidades no dia-a-dia do tratamento da minha mãe!!!
As injeções são aplicadas ou nos braços – naquela parte que mexe quando a gente dá “tchau” – ou na barriga, mais precisamente dos lados direito e esquerdo do umbigo.
Minha mãe diz que a aplicação, quando no braço, dói mais e, ainda por cima, arde durante uma semana.
Como novidade no tratamento, além dessa ardência, apareceu as dores nas juntas e, entre elas, a que mais incomoda é a do quadril. Quando aparece não consegue dormir direito por conta de não ter posição confortável para descansar.
Nos últimos dias, digo a aproximadamente umas 3 semanas, ela tem tossido bastante. O que tem prejudicado um pouco na hora de dormir.

Algo diferente e curioso, além dela ter seguido meu conselho, foi a amenizada que teve nas reações por conta da quantidade maior de água que ela consumiu num determinado fim de semana. No fim de semana em questão ela nem teve febre.

Além da tosse, da dor nas juntas, apareceram outras reações bem irritantes tais como nariz e olhos secos e muita coceira no nariz, irritação, impaciência, cansaço, anemia (para isso, os médicos receitaram comprimidos de vitamina C, de ferro e de ácido folínico), boca seca, queda de cabelo, a pele ficou mais grossa e ressecada não só onde são feitas as aplicações de Interferon, mas no corpo todo. Porém, um ponto muito positivo foi o fato dos enjôos terem parado completamente.

No dia da primeira injeção de Interferon minha mãe pintou os cabelos como de costume, mesmo ela tendo ficado em dúvida se poderia ou não por causa da química da tintura. Ela perguntou se, na minha opinião, eu achava que ela deveria pintar e eu respondi que mal certamente não faria. Quando chegamos ao Hospital Emílio Ribas perguntamos, antes da aplicação, se não teria problema por ter pintado o cabelo e então a chefe das enfermeiras disse que não tinha problema ela ter pintado e que o recomendado seria usar tintura sem AMÔNIA, pois o cabelo ficaria mais fraco por conta da medicação.

No fim de semana (23 e 24/07) fomos atrás de uma tintura que não tivesse amônia e achamos as marcas COLOR TOUCH (Wella), BIOCOLOR e CREME CASTING Gloss (Lorea’l). Compramos a da Lorea’l, mas minha mãe não gostou porque a tintura não cobriu completamente os fios brancos. Na caixa, está escrito que cobre apenas 50% dos fios brancos. Ela ainda não sabe se vai pintar de novo. Estamos buscando uma alternativa para os cabelos.

Algo em que o tratamento não influenciou definitivamente foi no apetite dela... hehehehe Tem comido bem e de tudo. Ah, e também não perdeu peso. Uma coisa interessante que ela me disse foi que sente, ao comer frutas cítricas e verduras frescas, certa refrescância. De fato, o tratamento fez com que o apetite por frutas e verduras aumentasse consideravelmente, a ponto de acabar adquirindo um hábito de comê-las sempre!!!

De sexta-feira (dia da aplicação do remédio) e sábado ainda tem dado febres nela.
Acredito que a quantidade de comprimidos de ingestão diária é o que mais irrita a “mamy”.... afinal, são cerca de 11 pílulas ao dia, se não me falha a memória!!

Os médicos, mais precisamente o Dr. Focaccia, prescreveram Novalgina ou Paracetamol 750gr (Medley), mas como ela não suporta o gosto horrível do Novalgina, comprei o Paracetamol numa caixa com 20 comprimidos por menos de R$7,00.

Aguardemos os próximos capítulos.... hehehehe
Ótimo fim de semana a todos nós e que Deus nos abençoe!!!
Abraços fraternos =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário